Você é uma pessoa que procrastina?

Procrastinação é a pulsão para adiar a realização de um dever. Mas na prática… É uma maldição, um tormento, uma agonia. Certo? Bem, não exatamente para o professor de Psicologia e Administração da Universidade da Pensilvânia, Adam Grant, ele afirma: “embora seja um vício contra a produtividade, procrastinar é uma virtude para a criatividade”.
E é por conta disso que ele se esforçou para aprender a ser um procrastinador – uma missão bem pouco intuitiva se considerarmos as exigências e urgências de nosso tempo. Grant traz um número perturbador, mas muito coerente: mais de 80% dos estudantes universitários dos EUA são atormentados pela procrastinação. Viram noites para terminar trabalhos e se preparar para provas. Lembra dessa época? Ou será que parece que foi ontem? Literalmente, ontem… Pois aproximadamente 20% dos adultos relatam ser “procrastinadores crônicos”. A gestão do tempo ajuda a melhorar a procrastinação e segue abaixo algumas dicas:
1. Ao invés de se empolgar, abrace o seu medo, sua negatividade e ansiedade de fazer a próxima tarefa. Se preciso, assuma “Eu não estou a fim de trabalhar”, e em seguida, comece. Uma simples frase, um cálculo, um e-mail enviado, uma ligação feita, mesmo que insatisfatória, já é o bastante para se sentir melhor;
2. Por muito tempo, a regra de ouro da produtividade foi: comece o seu dia pela tarefa mais importante. Mas se você tem percebido que isso não funciona porque só te deixa mais tenso(a) e bloqueia seu raciocínio, adie essa tarefa com responsabilidade e método. Basta começar por outra mais simples e o seu cérebro entenderá que aquela tarefa superimportante é mais tranquila do que você imaginava, porque não é mais a primeira da fila.
3. Diga menos “SIM”. Essa é uma das maneiras mais poderosas de recuperar o controle sobre a sua rotina. O problema não é com você. Você diz “sim” porque é muito mais fácil do que dizer “não”. Tanto porque você não quer chatear ou decepcionar aquela pessoa quanto porque não é nada fácil resistir a uma tentação.
4. Comprometa-se com suas escolhas. Escreva-as num post-it para ficar sempre visível, ou ainda, deixe seus amigos e colegas de trabalho saberem. Assim, maiores serão suas chances de não cair na tentação e fazer uma gestão do tempo exemplar.
5. Realize uma tarefa impossível: Pode parecer radical, mas é uma tática polêmica que pode funcionar muito bem. Atribua a você mesmo(a) uma tarefa absolutamente impossível de realizar. E a cada vez que você pensar “Vai dar errado” ou “Estou fazendo errado” continue.
Com essas dicas você poderá perceber que fará suas atribuições e ainda, você vai conseguir checar suas redes sociais, e mesmo assim, sair no horário e não levar tarefa para casa no fim de semana.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *