Como estou refletindo e planejando minhas ações?

O fim do ano está chegando e é muito oportuna uma verdadeira reflexão. É tempo de refletir os acertos e principalmente os erros aprendidos. A partir de então traçar um plano sincero e com possibilidades reais de sucesso. Sonhar alto é importante, mas acredito que são nas pequenas conquistas que conseguimos ânimo e persistência para obtermos objetivos maiores. Como já partilhamos aqui e é de conhecimento de todos, nos últimos tempos, temos vivenciado significativas mudanças no comportamento e na vida cotidiana. Cada dia se faz necessária uma revisão coerente do que se foi proposto e o que efetivamente se nos apresenta no momento.
Fazer ajustes com sintonia fina é muito saudável e edificante. Fundamental é ajustar a rota do que foi previsto alinhando-a com o propósito maior. Isso se aplica tanto em nossa vida pessoal como em nossos empreendimentos. Precisamos exercitar constantemente o diálogo comum, buscando ouvir e entender os anseios necessários. Parece simples e é na verdade. Porém carece de atitudes concretas alicerçadas em princípios fundamentais que nos fortalecem. É necessária a conscientização dos valores essenciais comuns a todos.
Acredito que o que nos move não são efetivamente as respostas e sim as perguntas. Faça um exercício simples. Questione-se: Onde eu estou? Aonde quero chegar? Na navegação marítima existe uma expressão que diz: “Se não sei onde estou e aonde quero chegar qualquer vento me serve”. Porém, se realmente sabemos onde estamos e aonde queremos chegar, poderemos buscar recursos e possibilidades para alcança-lo. Como diz um ditado popular: “O encontro entre a preparação e a oportunidade gera o que chamamos de sorte”. Evidente que a sorte existe, mas em outras palavras, se não estou me preparando adequadamente, não poderei atender a essa oportunidade. Por outro lado, tenho que buscar a oportunidade estando preparado para atendê-la.
As inovações e tecnologias recentes nos possibilitam melhores soluções, mas é muito importante usá-las coerentemente. Um dos exemplos dessa facilidade pode ser descrita com a utilização do GPS. Acredito que a maioria de nós já utilizou essa tecnologia presente nos aparelhos celulares. A princípio esse recurso identifica onde estamos utilizando-se do satélite. A partir do momento em que indicamos aonde queremos chegar, esse recurso nos orienta o caminho a ser percorrido, indicando muitas vezes as rotas alternativas. Tecnologicamente parece muito fácil e acredito que nos ajuda muito, tendo em vista que as informações são relevantes, quanto a tempo de percurso estimado e distância a ser percorrida.
Agora gostaria que vocês utilizassem o mesmo conceito com o dia a dia de vocês e o que é mais importante, o quanto você está se distanciando do destino que gostaria de obter e principalmente com o tempo que havia previsto. Uma observação importante que me chamou atenção, é que quando utilizamos esse recurso (GPS) temos a visualização dos trajetos próximos, porém o trajeto está sendo traçado para chegarmos com sucesso aonde determinamos como destino final. O que isso nos mostra? Ensina-nos que precisamos ter a visão do que nos é próximo, porém, temos que nos atentar e cuidar para que não nos distanciemos do objetivo maior, ou seja, aonde gostaríamos de chegar e no tempo que esperávamos.
Concluindo essa reflexão, podemos exercitar agora o que podemos efetivamente fazer para alinharmos nossos objetivos. É muito importante refletir serenamente e sem culpas, quais são os resultados que temos obtido? Qual foi a nossa experiência com o tempo? O que precisamos efetivamente mudar em nós para que possamos estar próximos daquilo que esperamos? Tudo tem a ver com nossas atitudes e o melhor, com o conjunto delas. Atitudes coerentes e edificantes que aplicadas para o bem comum oferecem melhorias que se iniciam, primeiramente em nós mesmos. Sendo assim, como estou refletindo minhas atitudes? Como estou estruturando e planejando minhas ações? Paz e bem a todos.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *