Você tem desenvolvido seu lado virtuoso?

O conceito virtude foi definido, inicialmente na filosofia, onde consideram a inteligência capaz de sempre organizar as coisas da melhor maneira possível. Todas as culturas e religiões existentes concordam que os seres humanos consistem de corpo, mente e espírito. Muitas culturas ocidentais reconhecem a importância do desenvolvimento do corpo e da mente na educação e nos negócios, mas o desenvolvimento do espírito foi, ao longo do tempo deixado aos cuidados de comunidades religiosas e do autoconhecimento. Esse conceito tem sido usado para exemplificar as ações que exercemos na nossa vida cotidiana como percepções, atitudes, motivações, personalidade, habilidades, conhecimentos. Essas ações são práticas de virtudes que exercemos como líderes.
A necessidade de conhecimento e desenvolvimento espiritual nos negócios é hoje mais aparente do que nunca. As mais variadas crises como corte de funcionários, recessão econômica, escândalos, desempregos, desconfiança tem induzido as pessoas a buscarem soluções espirituais para amenizar o estado de tensão.
Percebe-se que que muitas vezes o que falta no trabalho é o propósito, uma sensação de algo maior, busca-se um significado e essa falta de efetividade e todos os problemas relacionados com estresse estão ligados a uma falta de base espiritual, no ambiente de trabalho.
Amram (2009) considera que o aumento do interesse pela espiritualidade no local de trabalho pode ser explicado, em parte, pela hierarquia de necessidades de Maslow, pois com a melhoria do padrão de vida, as pessoas transferiram suas maiores preocupações de sobrevivência e segurança para a auto realização e necessidades espirituais. E como o trabalhoé um dos âmbitos mais significativos para as pessoas, pois é onde se passa a maior parte de seu tempo, espera-se que esse trabalho satisfaça sua profunda necessidade de significado.
Muitos autores afirmam que liderança e inteligência espiritual são necessárias para enfrentar os desafios do século 21. Em termos simples, se as organizações não lidarem diretamente com os assuntos espirituais que dizem respeito ao ambiente de trabalho, não conseguiram vencer os desafios do milênio atual.
Especialistas confirmam que a liderança do terceiro milênio deverá se basear no poder do propósito, amor, cuidado e compaixão. Além disso terão que desenvolver elevada inteligência cognitiva e emocional.
Espiritualidade para alguns autores é a necessidade humana inata de estar conectado com algo maior que nós mesmos, algo divino, outros percebem como algo como crenças, experiências individuais e subjetivas, em relação a um poder maior, algo sagrado.
Você tem procurado desenvolver suas ações de forma virtuosa?

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *