Seus clientes cuidam bem da sua empresa?

Toda empresa precisa atender muito bem seus clientes. Na verdade, precisa surpreender positivamente, superar as expectativas. O lugar do cliente é no trono, pois ele é o rei. Alguns livros de administração apresentam, até, organogramas onde o comando da organização é ocupado pelo consumidor – e muitas empresas praticam este conceito com muita competência e seriedade. Logo, cabe aos empresários e seus colaboradores cuidarem de seus clientes. É verdade.
No entanto, a empresa precisa entender se ela está cuidando bem dela mesma. E se os seus clientes também estão cuidando. Mas o que seria cuidar de sua empresa? Será que a sua organização foi feita para durar? Ela está atenta ao que acontece na sua cidade, no seu país, no mundo? Está cuidando de seus recursos produtivos? Será que o preço que está sendo praticado pela empresa permite a atualização (e manutenção adequada) de suas máquinas, equipamentos, veículos, tecnologias? Se o cliente não puder reconhecer o valor do seu fornecedor, não haverá a prática justa na aplicação dos preços. Aí o cliente passa a maltratar a sua empresa. Por dias, meses e anos.
Se o preço de venda não for justo, como cuidar das pessoas da sua organização? Como remunerar adequadamente? Como manter os postos de trabalho necessários para que a sua empresa seja sustentável, rentável, segura, pagando as contas em dia?
A empresa precisa ter mecanismos próprios para analisar a rentabilidade de produtos, serviços, clientes, mercados. Precisa ter recursos disponíveis para inovar e atender bem, evitando que alguns clientes tratem mal o seu negócio. Necessita de planejamento, processos e controles para saber realizar excelente análise do fluxo de caixa, reconciliação bancária, análise de custos e de redução de desperdícios, acompanhamento continuo de informações confiáveis para tomar decisões acertadas. Só assim você vai descobrir se os clientes estão cuidando bem da sua empresa. Ou seja, primeiro é preciso cuidar bem de nós mesmos, para descobrirmos o que fazer para que o mundo cuide adequadamente da gente. E isto é possível e necessário, principalmente em tempos difíceis.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *