Compreender a inteligência emocional e sua importância

A emoção ajuda o cérebro a tomar decisões, estabelecendo prioridades relacionadas a aprendizado e memória.
Quando ficamos zangados com uma pessoa é importante zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa e isso, não é fácil, já dizia Aristóteles.
Já em 1920, alguns psicólogos reconheciam que as pessoas possuem algo a mais que a inteligência cognitiva.
A inteligência emocional auxilia o pensamento e é extremamente importante para se manter o funcionamento diário em qualquer tipo de situação, pois permite entender a nós mesmos e aos outros e administrar nossos talentos e limitações.
Estudos revelam que profissionais dotados de inteligência emocional poderão ter maiores oportunidades de sucesso, inclusive daqueles com maior inteligência (QI). É um diferencial ter uma boa gestão de suas emoções. E como podemos fazer gestão dessa emoção? Pessoas com inteligência emocional sabem gerir seus sentimentos porque sabem exatamente quais são eles.
É muito importante saber quais são suas vulnerabilidades na hora de administrar o comportamento, ter um quociente emocional (QE) alto significa conhecer as suas forças, e como usá-las a seu favor e também impedir que as suas fraquezas atrapalhem.
Se formos pessoas que busca se aprimorar para entender os nossos próprios sentimentos, certamente seremos sensíveis e atentos aos sentimentos alheios.
As pessoas emocionalmente inteligentes são seguras e têm mente aberta, o que lhes garante uma “pele” bastante grossa, isso significa relevar brincadeiras, críticas e agressões alheias e até tirar sarro de si de vez em quando.
Muitas vezes levar comentários negativos na esportiva não significa ser passivo, pois ter competência emocional implica, também, saber colocar limites. Muitas vezes precisamos rejeitar novas tarefas e compromissos em nome de uma melhor saúde física e mental.
Devemos muitas vezes aceitar os nossos fracassos como uma forma de aprendizado e não de punição, não devemos errar os mesmos erros, devemos sim nos aprimorarmos e seguir em frente, sem ficar remoendo porque o passado já foi, esse não podemos mudar. Não devemos cultivar rancores, pois pessoas com inteligência emocional costumam perdoar seus próprios erros e absolver os outros. Mágoas e rancores são fatores que servem apenas para o estresse e o desenvolvimento de algumas doenças.
Construa relacionamentos fortes sendo generoso, uma vez participei de um grupo de pessoas que se ajudavam mutuamente e sempre diziam que o verdadeiro network é aquele que dá sem se lembrar e recebe sem esquecer. Isso nos torna mais gratos para com as pessoas e com a vida.
Se você convive com pessoas que tornam sua vida mais tóxica, identifique o que lhe causa sentimentos ruins e procure encontrar sentimentos positivos para oferecer para ambas as partes. A perfeição não existe, pessoas com inteligência emocional não ficam se queixando, elas acham alternativas e seguem em frente.
E você está disposto a encontrar alternativas para as adversidades e seguir em frente?

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *