Como estou agindo sendo liderado?

Em continuidade ao que estamos partilhando nesse espaço corporativo, iremos descrever os aspectos relevantes quanto ao processo importantíssimo de sermos liderados. Nos artigos anteriores descrevemos os princípios e comportamentos pertinentes a liderança de outras pessoas e a liderança de si próprio. O tema de hoje é tão importante quanto aos mencionados anteriormente e merece nossa reflexão
Como sou enquanto liderado? É evidente que conscientemente percebemos e aceitamos aquilo que nos influencia. Como estou agindo então com relação ao fato de ser liderado? Acredito que tenho que decidir “por que” e “por quem” estou me deixando influenciar e assim deixando-me levar. Tenho a convicção que liderar e ser liderado condiciona-se e consequentemente completam-se constituindo um todo. Como já dissemos nesse espaço corporativo, tudo é interdependente.
Por diversas formas somos liderados, ou seja, por todas as pessoas com quem temos alguma relação, reconhecendo que nessa relação somos influenciados pela outra parte. Somos também liderados pelos valores que interiorizamos (crenças e conceitos de vida). Podemos dizer também que somos liderados pelas disposições do destino que nos vem de encontro, bem como, pelas pessoas a quem nos submetemos conscientemente. Vejam que o universo é bastante amplo e carece de reflexões no sentido de aprimorar essa liderança em nós. Cabe aqui salientar com ênfase as atitudes profundamente espirituais, que muitas vezes nos são apresentadas em nosso dia a dia. Porém, no universo humano podemos considerar que somos conduzidos de maneira intensa por pessoas com os quais estabelecemos uma relação autêntica (colegas, amigos, pais, filhos, colaboradores).
É fundamental saber ser conduzido conscientemente. Por isso avaliem, por quem e por que estou sendo influenciado e liderado? Olhe-se no espelho e busque essa resposta extremamente necessária. Temos que ter coragem de tentar coisas novas, sair da zona de conforto e assumir o risco do fracasso e do mau êxito superando nossos próprios limites. Somente quando temos coragem de arriscar é que caminhamos em direção a novas metas que nos impomos conscientemente.
É vital saber quem irá orientar e por quem se deixar conduzir e influenciar. Isso muda tudo. Pense muito nisso, quem me está orientando? Quem me tem conduzido e influenciado? Acredito que somos responsáveis não apenas pela maneira como somos conduzidos, mas também pela maneira como nos deixamos liderar.
Bem, partilhamos experiências com ênfase nos âmbitos de liderança cada uma com seu foco e aplicação, porém pudemos avaliar o quanto é importante lidar com cada tipo de liderança. Como é necessário sabermos nos auto liderar, como é importante sermos verdadeiros lideres e inspirar as pessoas a serem produtivas e determinadas em suas atividades e, sobretudo como estamos sendo liderados. Acredito que tudo é interdependente e temos que ter essa certeza. Nesse momento, reflitam por que e por quem estou sendo influenciado e liderado? Olhando no espelho, estou sendo conduzido conscientemente? Boa reflexão, saúde e paz a todos!

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *