Atualmente existe muita informação a respeito de negócios e suas tendências. Nesse espaço corporativo, gostaria de compartilhar algo que considero muito importante. Partindo de uma simples premissa, assim como somos motoristas, antes de tudo e como essência, somos também pedestres. Por isso podemos nos conscientizar que somos eternos consumidores. Todos tem algum tipo de necessidade e é aí que podemos agregar valor em nossos empreendimentos e por que não, em nosso convívio social e familiar. E é aqui que gostaria de iniciar esse tempo com vocês. Entendo e acredito que a essência de tudo que se cria, está no fato de que deverá atender às necessidades eminentes. Sendo assim, como disse anteriormente, estamos vivendo uma grande transição em nossas vidas. Tudo está em constante mudança, evidente que temos a obrigação de mantermos os valores verdadeiros e éticos, porém, é claro que a forma de satisfazer essas necessidades como consumidores, está ocorrendo de forma acelerada e desafiadora. Existem atualmente diversos produtos e serviços que não se imaginavam pensar em tempos atrás. Deve-se isso em parte à tecnologia que se desenvolve em largos passos, mas também, a mudança de hábitos e costumes. Tudo hoje é muito dinâmico. Existem inúmeros exemplos do que estou descrevendo, mas poderíamos exemplificar como era a forma de obtermos informações, antes e agora. Até pouco tempo as pessoas tinham materiais específicos para isso, tais como livros, jornais, televisão, etc. Hoje as pessoas estão conectadas em tempo real com diversos canais de comunicação, o que possibilita acesso a essas informações de forma muito mais rápida e atraente. Temos muita informação com visões específicas e detalhadas, realmente muito conteúdo.
Voltando ao nosso tema central, como consumidores eternos e também empreendedores, o que podemos tirar de proveito disso tudo? Tenho observado em empresas inovadoras, que o foco principal está no consumidor final, e assim, tendo a visão desse consumidor final, se permite resultados altamente satisfatórios com relação ao sucesso financeiro e de mercado. Empresas com essa consciência estão colocando foco direcionado na linha tênue que separa o fornecedor da solução (produto ou serviço) e o consumidor final. Como podemos então solucioná-las tendo como prisma a visão do consumidor? Um produto ou serviço pode ser perfeito do ponto de vista de negócios, mas será que atende às necessidades básicas do consumidor que o receberá como solução?
Por que estou enfatizando isso? Entendo que, os empreendedores precisam manter o foco no consumidor e que quanto mais longe do consumidor ele estiver, maior a probabilidade de falhas no atendimento de suas necessidades. Parece lógico, mas não é isto que se observa em muitas empresas que se mantém com dificuldades no atual cenário. Existem recomendações importantes a serem adotadas, a começar pela conscientização dessa realidade.
Todos os envolvidos, empreendedores e colaboradores, precisam estar sintonizados em tempo total, para superação dessas dificuldades e assim, obter a visão e solução real para as necessidades de seus consumidores. Outra atitude fundamental é a prática do desenvolvimento constante de inovações que permitam a continuidade em tempo real, das soluções observadas e colocadas em prática. Como obter isso? Alinhar de forma simples e funcional, todos os requisitos necessários para obtenção desses resultados, através de entendimento das necessidades apresentadas pelos consumidores, estruturação e planejamento dos passos necessários e muita atitude e comprometimento de todos. É imprescindível a aliança e comprometimento das pessoas envolvidas. Com isso o sucesso é obtido e mantido. Não se esqueçam de que vocês também são consumidores, atentando que os consumidores atuais, estão conectados com tudo que está acontecendo nessa grande transição. Pensem nisso, sucesso a todos!
Somos eternos consumidores. Que proveito você obtém disso?
Adicionar a favoritos link permanente.