Seu foco está no negócio ou no relacionamento com as pessoas?

O modo como você toma toda e qualquer decisão afeta seus relacionamentos quer você queira ou não. Quando um equipamento estraga ou um investimento de capital é necessário, a confiança surge quando você envolve os colaboradores na decisão, quando fornece o treinamento adequado e quando agradece a ajuda no sucesso da transição. Quando cortes de custos são necessários, a confiança surge quando você envolve o pessoal no processo de contratar economias, quando sofre o ônus junto com os colaboradores e quando usa demissão apenas como último recurso.
Se as pessoas confiam em seus líderes, elas se dispõem a correr mais riscos, a seguir em tempos de incerteza e a assumir que os líderes são bem-intencionados. Se elas têm orgulho do que fazem, a qualidade do trabalho ganha importância pessoal, o que, por consequência, melhora a reputação da organização. Se as pessoas gostam de seus colegas de trabalho, elas se dispõem a ajuda-los em momentos de crise e acolhem os recém-contratados superando expectativas e os integram à empresa desde o começo.
Se você e sua equipe de liderança ainda não consideram os relacionamentos um fator crucial em suas decisões, é importante considerar essa questão. Uma primeira opção seria trocar as reuniões semanais, nas quais a comunicação é de mão única, por reuniões em que todos trabalham em equipe para resolver um problema. Outra opção é quando um líder que mudou o local de suas reuniões individuais do próprio escritório para a sala dos colaboradores, o que demonstrou respeito pelo tempo dos colaboradores e sinalizou que valoriza cada um como indivíduo. Com essas pequenas mudanças, o que os líderes aprendem é que essas pequenas atitudes vão alicerçando uma revolução cultural que inclui mudanças em políticas organizacionais, desenvolvimento da liderança e procedimentos operacionais.
Quando você é realmente um líder acessível, algumas coisas ocorrem como por exemplo, os colaboradores se sentem confortáveis perto de você. E você líder, quando um colaborador o procura, você sorri? Vira o corpo na direção dele? Responde com frases completas?
Essas são pequenas atitudes que podem fazer grandes diferenças em seu ambiente de trabalho e fazer com que seu negócio perpetue por meio da construção de bons relacionamentos.

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