Qual é a intensidade de sua expectativa?

Estamos nos aproximando do final do ano e acredito ser muito valiosa uma reflexão sobre o que já vivemos, bem como, daquilo que pode ser realizado a seguir. Permita-se agora por alguns instantes, desligar-se do cotidiano. Pense nessa oportunidade única de refletir hoje. No intuito de auxiliar nessa reflexão, peço que vocês pensem e reflitam a intensidade a ser disponibilizada a coisas importantes. Podemos pensar em nossas vidas, nossas famílias, nossos empreendimentos, nossas necessidades e realizações.
Podemos eleger um tema pertinente a esse espaço corporativo, mas evidente é, que podemos exercitar em qualquer dos assuntos mencionados acima. Mas se tratando de empreendimentos, nesse caso, pensemos na construção de um plano de negócios. Esse negócio poderia ser um produto ou serviço de muita valia e que traria benefícios a muita gente. Uma vez definido o que achar conveniente, questione-se a seguir, considerações pertinentes e importantes. Ou seja:
Para que eu obtenha sucesso e realizações, qual é o nível de intensidade (de O a 10), que eu daria para o quesito determinação? Acredito que muitos iriam dizer que seria 10. Na mesma intensidade e critério, quanto seria pontuado para empenho, esforço, planejamento, gestão? Creio que muitos iriam dizer 10. Sentimentalmente, quanto seria a intensidade quanto a amor, paixão e bons princípios. Mais uma vez seriam 10, na maioria das vezes.
Agora, pergunto a você, dentro desse mesmo contexto, qual seria a intensidade de sua expectativa (de 0 a 10)? Pela experiência junto a alguns grupos, muitos disseram 10, mas na verdade, o nível que se esperava de resposta seria 0. Essa é uma das raízes da ansiedade, comum a nossos dias.
Devemos sim colocar a maior intensidade possível a todos os recursos que dispomos, porém nossa expectativa deve ser 0. É evidente que todos querem que tudo esteja certo e perfeito, mas isso nos leva a nos ocuparmos demais e perder o foco. Por isso, nos esforcemos a ter intensidades positivas em tudo que fazemos, evidentemente, mitigando os riscos inerentes ao sucesso, colocando intenções positivas e reais, planejando e monitorando o percurso a ser percorrido para obtenção do melhor resultado possível. Mas por uma qualidade de vida melhor e mais produtiva, nossa expectativa deve ser próxima de 0.
O tema parece de simples compreensão, mas tenho observado que muitos colocam excessiva expectativa em determinados esforços e com isso se desgastam e desaminam, perdendo energia e foco.
Se me permitem verbalizar, o único nível máximo em expectativa deve ser dedicado a Deus, que conhece o que cada um necessita. Nele sim, coloquemos nossa maior expectativa. Nos próximos dias comemoramos o natal que significa a chegada do Salvador de todas as coisas e causas. Por isso, coloquemos nossa intenção na obtenção de sabedoria para saber discernir aquilo que é realmente importante. Que esse exercício proposto, possa para você, ser tão importante o quanto foi um dia para mim. Pense nisso, que Deus em Jesus Cristo o ensine a viver a vida e verdadeira expectativa. Fraterno abraço!

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *