Como você tem gerenciado sua vida?

Todos os dias seja nos meios de comunicação, no trabalho, nas diversas situações diárias nos deparamos com a ética, e o que seria isso? A ética e a moral não é senão o conjunto de prescrições que temos na sociedade e que precisamos para viver. É de acordo com a moral que eu digo “faça isso”, “não faça aquilo”, “vá por esse caminho” para que os indivíduos se integre na sociedade e, saiba distinguir o que é certo e o que é errado.
O bem que a ética nos remete, é o bem comum, não o bem para essa ou aquela pessoa, ou o bem para essa ou aquela empresa, ou o bem dessa ou daquela sociedade. É o bem de todos.
Os princípios da ética são: o respeito, a solidariedade, a justiça. Muitas vezes eu digo que estou sendo respeitoso, que estou sendo justo, mas dentro da minha ética. É muito comum vermos nas empresas, líderes dizendo que respeitam seus colaboradores, mas na atitude diária, não o faz, não o acompanha, não o desenvolve, e muitas vezes fica refém de uma equipe mais fraca para impedir que a concorrência para se manter naquele cargo, ao invés de buscar ser melhor a cada dia. Será que isso é pensar no bem comum? Não tem a minha ética, ou é a nossa ética, ou não é ética.
A ética é pensar nesse bem comum, que é a possibilidade de todos serem felizes, é abordar de forma corajosa a construção da sociedade digna por meio de valorização da cidadania como um bem para todos.
Algumas literaturas apontam que a organização do século 21 será aquela que preserva a essência que é duradoura, que dá o senso de direção maior e que está em contínua evolução. É importante que asseguremos que todos estejam em contínua renovação, deixando de fazer coisas desnecessárias/superadas e abandonando ideias obsoletas, se livrar das coisas que não nos servem mais.
Muitas vezes, o problema não está em colocar ideias novas na mente, mas em como retirar as antigas, as superadas de lá. Quando esvaziamos espaços na mente, sobra espaço para a criatividade. É importante estarmos em contínuo processo de substituir o superado pelo novo.
Quando a empresa consegue cultivar igualdade, autonomia e oportunidade para todos dando às condições adequadas a partir do propósito e oferecendo liberdade para experimentar, pessoas comuns consistentemente conseguem coisas extraordinárias.
Precisamos agir com base na premissa de que o coração e a alma estão na liderança, seja na empresa e até mesmo em casa. Na família a responsabilidade pelo funcionamento da estrutura familiar está na liderança, ou seja, nos chefes de família.
Se você busca liderar, invista pelo menos 40% do seu tempo gerenciando a si próprio – sua ética, seu caráter, seus princípios, sua motivação e sua conduta.
Como está o gerenciamento da sua vida? Você tem atribuído valores consistentes nos vários âmbitos (pessoal, familiar, trabalho, amigos, social, espiritual)?

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *