Como melhorar a eficiência e produtividade em sua empresa

Transformar sua empresa em um negócio de alta rentabilidade e em uma organização diferenciada da concorrência significa melhorar sua eficiência e produtividade.
Muitas vezes na ânsia de acertar, algumas empresas optam por cortar custos, isso acaba se tornando pouco eficiente quando se busca fazer um projeto com o objetivo exclusivo de cortar custos, quando muitas vezes a principal intenção poderia ser de acabar com a complexidade desnecessária e ganhar eficiência com agilidade. É claro que cortar custos onde há sobras, muitas vezes permite crescer onde é preciso. Nesse sentindo, uma outra forma de diminuir custos é buscar aglomerar áreas, fazendo com que os profissionais assumam mais responsabilidades e às áreas que antes tinham vários líderes, passem a ser geridas por um mesmo líder que acumula suas funções. Segundo alguns estudos, o número médio de pessoas que responde para uma mesma liderança aumentou de quatro para seis pessoas, lembrando que o organograma ideal depende de variáveis como o tamanho do negócio e as prioridades estratégicas de cada empresa.
Quando pensamos em alinhar o negócio com as prioridades estratégicas é muito importante existir uma comunicação bastante clara a todos os colaboradores da empresa. Essas informações precisam estar disponíveis e serem as mais rápidas e atualizadas, pois assim as equipes podem resolver às questões e tratar as prioridades com rapidez e eficiência.
Para que esse alinhamento seja eficiente é fundamental que a empresa promova uma cultura de comunicação aberta, pois as pessoas mais indicadas para melhorar um processo são aquelas que trabalham no dia a dia e podem sugerir melhorias pautadas na realidade concreta e da forma como às coisas acontecem. Se seu time sente que eles não podem se comunicar com o gerente ou entre eles, temos um problema. Abrace o conceito de feedback em todas as direções, não somente do gerente para o colaborador. Dessa forma, as pessoas podem realmente colaborar e se sentir motivadas, o que influenciará na eficiência e produtividade.
Alavancar a produtividade está muito pautada em como aproveitamos o tempo e a experiência das pessoas e para isso precisamos estar muito atentos ao número de reuniões, pois às vezes acabamos convocando reuniões para abordar assuntos triviais e repetitivos, desperdiçando tempo e frustrando o pessoal. Pode ser mais eficiente investir tempo executando o trabalho em si e pensando em como aumentar produtividade.
Para que exista maior eficiência é fundamental determinar metas possíveis, motivadoras, baseadas em análise de dados e números reais. É importante medir sempre os resultados que foram atingidos ou aqueles que ainda não foram e com isso, desenvolver planos de ação para que às situações possam melhorar e se adequar a realidade desejada.
Como está a eficiência e a produtividade de sua empresa?

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *