Com certeza continuamos enfrentando muita turbulência e incertezas, desafios difíceis e muitas vezes imensuráveis. Por vezes, não sabemos nem por onde começar a enfrentá-los. Acredito que cada situação exige uma forma de comportamento e ação, porém é extremamente importante, se ter a dimensão do que se está enfrentando e quais as melhores práticas a serem estudadas e executadas.
Aprendi que quando entendemos perfeitamente uma determinada questão, já estamos preparados a realizar um plano de ação para sua efetiva solução. Quando entendemos o comportamento e características do desafio, nos possibilitamos estruturar a melhor forma de vencê-los.
A história já nos deu inúmeros exemplos de que quando somos fracos é que nos tornamos fortes, ou seja, quando reconhecemos nossas fraquezas nos tornamos confiantes e preparados para enfrentar os desafios. Como exemplo dessa afirmação, vamos analisar o combate entre Davi e Golias. Todos sabem a história, mas aqui gostaria de refletir e enfatizar o cenário a qual estavam inseridos esses dois personagens.
Golias era na ocasião o grande desafio dos israelitas, que não faziam e não tinham a menor ideia de como enfrentar aquele gigante, que escarnecia declaradamente por muito tempo. Davi por outro lado, um simples e jovem israelita, se propôs humildemente a enfrentá-lo. Cabe salientar que os israelitas não tinham nenhuma outra opção.
Para ter uma dimensão do fato, Golias era de grande estatura, habilidoso no combate corpo a corpo, treinado para isso e totalmente equipado com instrumentos de combate, tinha forte estilo e determinação pela destruição. Davi, apesar de pequeno em estatura, desenvolveu e praticou a utilização de um instrumento composto por uma funda e pequenas pedras escolhidas cuidadosamente. Com esse simples instrumento, já havia enfrentado e vencido, diversos animais ferozes e de grande porte que se aproximavam de suas inofensivas ovelhas.
Tendo um raciocínio simples e efetivo, Davi analisando o seu grande oponente, percebeu algumas de suas fraquezas, tais como sua dificuldade de locomoção pelo excesso de peso, sua visão comprometida, etc. Por outro lado, sabia que se entrasse no tipo de combate sugerido por Golias, não teria nenhum sucesso. Sendo assim, como o desafiante jamais imaginou Davi o atingiu à distância com sua precisa pontaria, fazendo o gigante cair ao chão e posteriormente eliminando-o definitivamente.
Creio que esse simples exemplo nos auxilia claramente como devemos enfrentar os nossos desafios. Qual é o seu desafio hoje? Qual o desafio que sua empresa atualmente enfrenta? Esse desafio o conduz para certo tipo de batalha onde se é difícil o combate? Como você pode mudar o rumo desse jogo?
Esse desafio pode ser um gigante, porém se soubermos estudá-lo claramente, identificando e reconhecendo as nossas fraquezas, encontraremos a força e determinação para enfrentá-lo efetivamente.
Como estamos hoje quanto ao estudo do comportamento dessas dificuldades? Como poderemos nos preparar utilizando as melhores práticas aliadas a determinações para vencê-las definitivamente? Pensemos nisso e coloquemos em práticas as nossas melhores estratégias de sobrevivência e sucesso.
Como enfrentar os desafios atuais? Estamos preparados e confiantes?
Adicionar a favoritos link permanente.