A palavra fé apesar de muito pequena, abarca sobre si uma dimensão imensa, e que abre amplos horizontes para refletirmos a respeito de um tema tão fascinante.
O significado de fé pode ser compreendido – essencialmente – como: crença, que é a convicção intensa e persistente no que a pessoa acredita ser verdade; ou mesmo, uma afirmação contundente; e também, a comprovação de determinada situação. E ainda, é a primeira das três virtudes teologais (que são: fé, esperança e caridade). Portanto, vale a pena dedicar atenção e aprofundar o entendimento do assunto, tendo em vista a importância de tal virtude na vida.
Assim, cabe a todos nós provar concretamente se de fato temos fé na vida, pois possuir esse atributo impõe muitas exigências, sobretudo diante das provações, isto é, situações com excesso de dificuldades e demasiado sofrimento, que testam a nossa capacidade de superação. A fé deve ter efeito transformador, a ponto de nos colocar a serviço do próximo. Outro aspecto a ser considerado é a atitude de gratidão pela vida.
Lendo Mário Quintana, pude entender que além de buscar essa gratidão faz-me compreender que não tenho que desejar que minha vida seja diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Ajuda a desistir de me preocupar com o futuro, a não ficar revivendo o passado e me mantém no presente, que é onde a vida acontece. Os tombos são inevitáveis, por isso temos que nos jogar para a vida e viver, colocar se a serviço do coração. A vida está aí para ser vivida e sem amor, sem carinho e sem verdadeiros amigos a vida é vazia e se torna amarga.
As pedras no nosso caminho vão aparecer e cada um pode encarar como obstáculo, cair e entender que poderá encontra-las novamente e não ter o ânimo necessário para continuar o percurso, mas pode também entender que as pedras sempre existirão e que se vistas sobre o prisma do otimismo podemos coleciona-las e quem sabe um dia fazer um castelo.
Ter fé na vida é compreender que ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e período de crise. É agradecer a cada manhã pelo milagre da vida.
Como está sua fé na vida?
Você tem Fé na vida?
Adicionar a favoritos link permanente.