Você é um líder que faz diferença?

Liderança é a atitude e o senso de responsabilidade em fazer a diferença. É uma responsabilidade de todos e não apenas de quem exerce um nível hierárquico. Algumas atitudes, se praticadas, podem proporcionar resultados extraordinários, tais como: traçar o caminho que os liderados precisam persistir, inspirar uma visão compartilhada, comunicar sempre que necessário para que todos saibam para onde estão indo, desafiar o processo, ou seja, buscar sempre metas que possam ser superadas, capacitar e encorajar os outros a agir.
Então, qual a diferença entre líderes de alto desempenho e de baixo desempenho?
Os líderes de alto desempenho se aproximam mais das pessoas e são, significativamente, mais abertos para compartilhar pensamentos e sentimentos do que companheiros de desempenho mais baixo.
Outro fator muito importante para a conquista do alto desempenho e da motivação considerando a opinião dos colaboradores é o agradecimento pessoal e criar oportunidade de dar feedback positivo. As pessoas sentem-se muito motivadas quando o líder a agradece pelo trabalho exercido e não encaram o dever cumprido como uma obrigação.
Segundo Rosabeth Kanter – professora de Harvard, aponta que nas empresas mais inovadoras há um nível significativamente maior para o uso de agradecimento pessoal em relação às companhias pouco inovadoras.
Quanto mais agradecidas as pessoas estão, a motivação pode se elevar e o engajamento para o trabalho pode aumentar. Para entender melhor, descrevo sete itens que podem ser utilizados pelos líderes e que podem retratar a essência do engajamento dos colaboradores:
1- Definir Padrões Claros: definir o que é esperado de cada um, os indicadores, metas, atividades esperadas.
2- Buscar o melhor: quando líderes esperam que as pessoas atinjam de fato altos níveis de excelência, elas conseguem. Quando eles rotulam as pessoas como poucos competentes, o desempenho tende a ser prejudicado. Acreditar ardentemente nas pessoas, e esperar o melhor delas, é outro pré-requisito para engajar as pessoas.
3- Prestar atenção: Líder que participa, anda pelo chão da fábrica, que está presente, apoiando a equipe. Quando um líder usa como exemplo a atitude de um outro colaborador, ele encoraja os demais a seguir esse exemplo.
4- Personalizar o reconhecimento: deixar claro que esforços singulares podem realmente fazer a diferença. Dar nome a quem fez.
5- Contar a história: as histórias são um dos principais meios para passar adiante importantes lições de vida. Boas histórias mobilizam, nos tocam, nos ensinam e nos fazem lembrar.
6- Comemorar em conjunto: comemorações públicas produzem outro poderoso efeito, elas aproximam às pessoas. O apoio social é absolutamente essencial para o nosso bem-estar e para a nossa produtividade. Comemorar em conjunto é uma forma de obtermos esse apoio essencial.
7- Estabelecer o exemplo: Líderes estabelecem o exemplo para os outros. Eles praticam aquilo que pregam, seja você mesmo o exemplo.
Você é um líder que agradece, motiva e engaja as pessoas que trabalham com você? Pense nisso.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *