“As pessoas temem o que há por dentro delas mesmas, mas, é o único lugar que encontrarão o que precisam”
Os sentimentos de competência e o de valor pessoal edificam a autoestima. E ela determina o quanto somos capazes de enfrentar os desafios da vida e nosso direito de alcançar o sucesso.
A autoestima é o que eu penso e sinto sobre mim, não o que o outro pensa e sente sobre mim. A autoimagem positiva possibilita uma maior generosidade para compreender o outro e construir relações comerciais saudáveis.
Convido você a refletir: o que sente quando está diante de um desafio? Quantos “sins” diz aos outros quando na verdade queria dizer “não”? Quanta coisa deixou de fazer, falar, aprender ou arriscar nos últimos tempos? Enfim, como anda a sua autoestima?
A autoestima alta leva-o a sentir-se adequado à vida, a perceber-se competente e merecedor do lugar que lhe cabe no grupo ao qual está inserido. Ela o revigora nos momentos mais difíceis e lhe dá a certeza de que os obstáculos serão superados – só precisa de tempo, determinação e aprimoramento para encontrar a melhor solução.
Muitos sofrem com sentimentos de inadequação, insegurança, culpa e medo de uma participação plena na vida. Mas é possível reverter isso. Um bom começo é aprender a escutar a si mesmo, aumentar o seu autoconhecimento, as suas “fomes”, seus medos, o que o motiva de fato. Depois amplie a disposição para ouvir e entender o outro.
Saber escutar alguém significa dizer: “você é importante para mim”. Uma pessoa ansiosa, por exemplo, não tem espaço interno nem para escutar a si própria. Para manter uma comunicação positiva é importante ter a capacidade de se colocar no lugar do outro e ouvir com a intenção de entender, não de argumentar. O grande desafio está na capacidade de lidar com os próprios sentimentos, sobretudo, os sentimentos de raiva, medo, culpa, dó, entre outros.
Nas relações comerciais não é diferente. O profissional de vendas que consegue “gerenciar” as suas emoções consegue entender melhor as necessidades dos seus clientes e satisfazê-las adequadamente. Consegue oferecer benefícios e não vantagens. E o que significa oferecer benefícios? Significa oferecer soluções para o problema do cliente transformando “perdas” em “ganhos”.
E a contribuição da autoestima nas relações, sobretudo as comerciais? Quanto maior a nossa autoestima, mais bem equipados estaremos para compreendermos nossos clientes e ajuda-los a encontrar soluções para os seus problemas. Resolver problemas é a chave para se vender mais e melhor.
Quer melhorar a sua autoestima e construir relacionamentos saudáveis? Se sim, proponho-lhe o maior dos desafios humanos: procure saber “quem você é”? Pense nisso!