O que você tem feito para valorizar e facilitar a sua vida?

Em continuidade aos assuntos partilhados nesse espaço corporativo, quando tivemos a oportunidade de refletir sobre o viver o tempo, ao atentar o óbvio presente em todas as coisas, permitamos agora, refletir o que temos feito para valorizar e facilitar a nossa vida.
Como descrito nos artigos anteriores, o tempo continua o mesmo, porém nós o interpretamos de forma diferente. Observemos aqui o tempo como atividade diária, vivida por todos nós, à agenda cotidiana dentro de nossos lares, nosso trabalho, em tudo. Por outro ângulo, pensemos também no nosso cotidiano, onde temos a oportunidade de refletir o óbvio de todas as coisas, porém nem sempre tão evidente assim. Sendo assim, como estão suas atitudes com relação a isso?
Vivemos a era da distração, onde estamos perdendo foco contínuo nos assuntos necessários e assim realmente perdendo tempo precioso. O excesso de informações através de mídias sociais, e-mails e demais canais de comunicação, causam desgaste e podem ser corrigidos com atitudes simples que trarão maior resultado ao tempo de nossas vidas. Um dos meios para minimizar esses impactos seria, por exemplo, dificultar seu próprio acesso ao objeto que está comprometendo a sua rotina natural, ou seja, por exemplo, estabelecer um único período do dia para ler e responder, atentando evidentemente às exceções necessárias, realmente “urgentes” e “importantes”.
Você tem consciência do que significam essas duas palavras? Parecem iguais, mas não o são. “Urgente” seria uma tarefa a ser realizada rapidamente. “Importante” seria uma tarefa, que irá gerar resultados significativos (a curto, médio e longo prazo). Para auxiliar na condução de tarefas do dia a dia, poderíamos usar o conceito abaixo:
1. Urgente e Importante: Faça agora
2. Não Urgente e Importante: Planeje
3. Não Importante e Urgente: Delegue
4. Não Importante e Não Urgente: Não faça
Outra ocorrência comum em nossas vidas é cairmos no mito da “multitarefa”. Está comprovado que nosso cérebro não sabe lidar com mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Quando estamos fazendo duas coisas ao mesmo tempo, o cérebro fica alternando o foco de atenção, freneticamente e isso dissipa nossa limitada força diária, causando diminuição em nossa produtividade. Estudos registram que uma interrupção ocorrida, faz com que demoremos 15 minutos para retomar a atenção total, na tarefa que estávamos realizando. Pergunto: Você tem focado uma atividade de cada vez ou tem dispersado tempo e atenção intermitentemente?
Outra reflexão extremamente importante é quanto a fazermos primeiro, atividades pequenas e importantes. Estudos revelam que a sensação de realização de finalização são as mesmas quanto às atividades maiores e mais difíceis. Cabe salientar, que a realização de várias tarefas em sequência, proporcionam motivação e confiança para chegarmos com determinação às tarefas mais difíceis. Existe uma gigantesca influência dessas pequenas vitórias em nossas vidas. Cabe aqui uma grande frase de impacto: “Toda grande caminhada se inicia com um simples passo”.
Concluindo, pergunto: Buscando seu aproveitamento integral e atentando para o simples viver a vida, você pode se organizar de forma a colocar foco em tudo aquilo que realiza?
Espero que esses simples exemplos, possibilitem a qualidade de vida plena, com maiores resultados e satisfações em seu dia a dia. Pensem nisso e coloquem em prática, vale muito a pena.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *