É muito comum observarmos nas empresas as avaliações de desempenho ocorrerem em ciclos anuais ou semestrais, os métodos são os mais diversos e algumas das empresas buscam ranquear seus profissionais e identificar os que devem ser promovidos e aqueles que eventualmente não se enquadram nos objetivos.
O objetivo da avaliação muitas vezes é servir de instrumento para implantação dos programas de participação nos lucros e resultados.
De forma ainda muito generalizada, a avaliação de desempenho vem cumprindo nas empresas um papel burocrático que serve para justificar várias decisões de remuneração e de desligamento.
Algumas vezes a avaliação é pouco utilizada como uma ferramenta de engajamento e desenvolvimento, ou seja, olha-se mais para o passado individual que para o futuro de forma sistêmica.
A avaliação em seu sentido amplo deverá ser utilizada para as importantes conversas entre líderes e equipes e o que parece simples, muitas vezes traz uma complexidade pelo problema de comunicação, pela clareza da abordagem no relacionamento entre líderes e liderados.
A principal mudança do processo em olhar de forma individual e com foco no passado para uma avaliação estratégica e com foco no futuro passa por uma transformação cultural que tem como base, olhar para os valores da empresa e os valores do profissional.
Quanto mais aproximados forem os valores, maior agilidade no alcance dos objetivos da empresa e da pessoa.
Essa transformação cultural com o foco no futuro e na agilidade das congruências dos objetivos das pessoas com os da empresa passa por entender o cenário e por meio de conversas assertivas entender as expectativas entre empresa e profissionais.
Por muitos anos, algumas empresas se focaram e ainda focam em feedback voltado para atitudes que aconteceram naquele ciclo que foi estabelecido.
Esse ciclo para algumas empresas passa por meses, semestre ou anual, mas independente do período, o foco é na maioria das vezes, é olhar para o retrovisor, ou seja, para o que passou. Olhar para os erros ou aprendizados passados fazem com que pensemos em fatores que nos trouxeram até aqui, mas não garantem que chegamos em objetivos ou carreiras futuras.
Seria interessante que as nossas avaliações fossem realizadas a luz do que precisamos para alcançar objetivos e metas futuras.
Para isso é muito importante as conversas focadas nas habilidades e comportamentos que precisamos potencializar.
É importante também que tenha comunicação sobre os objetivos que a empresa precisa alcançar para chegar em sua visão.
Com essa mudança, é possível que consigamos atender a estratégia da empresa e com isso possamos promover crescimentos profissionais relevantes.
Se fizermos uma avaliação de desempenho que tenha foco no futuro e não necessariamente no passado, teremos o aprendizado do passado e o olhar para a estratégia, buscando alcançar no futuro o que a empresa espera e assim alavancando também a carreira.
A avaliação de desempenho da sua empresa tem foco no passado ou no futuro?
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