Pense na relação ganha, ganha… todos nós sabemos o que é uma conta bancária financeira, fazemos depósitos e acumulamos reservas que nos permitem realizar saques quando necessário. O nosso relacionamento é como uma conta bancária, uma conta bancária emocional descreve a quantidade de confiança acumulada em um relacionamento. Cuida da sensação de segurança que se tem com o outro ser humano.
Se eu fizer depósitos na conta bancária emocional que tenho com a outra pessoa, por meio de cortesia, gentileza, honestidade e estar atenta aos compromissos que assumi com ela, estou fazendo uma reserva porque a confiança aumenta e posso contar com essa confiança sempre que precisar. Quando a confiança é alta, a comunicação é rápida, fácil e eficaz.
Pelo contrário, se eu demonstrar falta de cortesia, desrespeito, desatenção, desconsideração e arbitrariedade, se eu trair a confiança, minha conta bancária emocional ficará no vermelho e o nível de confiança atinge um nível baixo. Muitas empresas estão cheias disso, muitas famílias e muitos casamentos estão cheios desses comportamentos.
O depósito mais importante que você possa fazer muitas vezes seja simplesmente escutar, sem julgar, dar um sermão. Escute apenas, e tente compreender. Deixe que a pessoa perceba sua preocupação com ela e sinta que você a aceita como pessoa.
Na verdade, não existem soluções rápidas, construir e arrumar relações são investimentos de longo prazo.
Existem algumas regras que podem ser como depósitos importantes para aumentar a nossa conta bancária emocional.
Compreender a pessoa: a missão de uma pessoa pode ser um detalhe para a outra, para fazermos o depósito a missão da pessoa precisa ser importante para você também. É importante que você se comprometa com a missão de outra pessoa.
Prestar atenção às pequenas coisas: as pequenas gentilezas e cortesias são muito importantes. Nos relacionamentos às pequenas coisas equivalem às grandes. A falta de cortesia, o descaso ou o desrespeito, mesmo mínimos, provocam um afastamento desconsiderável.
Honrar os compromissos: honrar um compromisso é um depósito emocional enorme e romper com o compromisso é uma retirada imensa. Não honrar com o compromisso compromete a credibilidade de uma promessa futura. Jamais faça uma promessa que não possa cumprir.
Esclarecer às expectativas: Expectativas pouco claras em termos de metas também prejudica a comunicação e a confiança. A causa de muitas dificuldades de relacionamento se encontra em expectativas ambíguas ou conflitantes em torno de metas e papéis. Quer lidemos com a questão de quem faz o que no trabalho, a maneira como se comunica com o filho quando o manda arrumar o quarto. Podemos estar certos de que expectativas pouco claras vão conduzir a uma situação de equívocos, desapontamentos e perdas de confiança, pois muitas das expectativas ficam implícitas e não foram colocadas de forma explícita e clara. O depósito acontece quando deixamos clara as expectativas desde o início.
Demonstrar Integridade Pessoal: a integridade inclui a honestidade, mas vai além. A honestidade implica em contar a verdade, adequar às nossas palavras à realidade. A integridade é adequar a realidade às nossas palavras, manter as promessas e preencher às expectativas.
Uma das formas mais importantes de se demonstrar a integridade é ser leal a quem não está presente. Quando alguém defende os ausentes, ganha credibilidade dos presentes. A falta de integridade pode minar a maioria dos esforços para criar contas onde a confiança é alta. E você, está cuidando da sua conta bancária emocional?
Existe sempre a necessidade de refletir e analisar o que um texto oferece.