Gestão de Cultura e Valores
O estudo da cultura das organizações (empresas) nos permite entender algumas “verdades” não escritas, porém inferidas, assim como seus valores, crenças, mitos e costumes, além de propiciar o entendimento de como “se faz as coisas”. Tudo isso influencia e acaba por modelar o comportamento, proporcionando o andamento das atividades de forma convergente.
Para facilitar esse ingresso em uma nova cultura, muitas empresas adotam a Integração ou Socialização Organizacional como facilitador para a adaptação dos novos colaboradores a esta nova realidade. Ao se falar em cultura organizacional como estratégia orientadora das diretrizes de uma empresa, não se trata de um quadro na parede da recepção, mas sim, de uma realidade percebida pelas pessoas envolvidas no ambiente empresarial. É relevante perceber o grau de concordância entre os valores da empresa e das pessoas que nela convivem. O Alinhamento de Valores (conceito criado pelo americano Richard Barrett) diz respeito ao grau de aderência entre os valores pessoais e os valores que o indivíduo se depara ao ingressar em uma empresa. Logicamente, quanto maior essa aderência, mais adaptado será a essa organização.
A sugestão é que toda pessoa que for trabalhar em uma nova empresa entenda, de forma clara, como são os costumes, de que modo as decisões são tomadas, como são os relacionamentos e como é a relação de poder, pois todos esses fatores podem ser decisivos sobre o seu sucesso ou insucesso.
E por que tudo isso é importante?
Em meio a um mercado global e amplamente exigente e em face das mudanças de cenários que ocorrem velozmente, as empresas necessitam ter vantagens competitivas, processos de trabalho bem estruturados e, principalmente, ter um forte capital humano. Empresas com uma forte cultura acabam por agregar vários benefícios, como o baixo índice de rotatividade, haja vista que o indivíduo percebe, aceita, identifica-se com o que a empresa representa e permanece, gerando, assim, elevado grau de coesão interna e comprometimento organizacional, aqui traduzido como produtividade. A Philos tem como objetivo apoiar o processo de mudança e ou transição organizacional de uma empresa, bem como trabalhos que envolvam às lideranças e os colaboradores com o intuito de buscar o alinhamento dos valores individuais e da empresa na busca de excelência em seus resultados. Essa transição vem colaborar no engajamento, bem como na melhoria contíua do ambiente de trabalho.